Entenda por que o Vasco não manda jogos no Maracanã mesmo após acordo

A temporada de 2025 se aproxima do fim e uma pergunta paira entre os torcedores: por que o Vasco não utilizou o Maracanã para mais jogos como mandante? Em abril, o CEO da SAF, Carlos Amodeo, anunciou um acordo que parecia expandir a presença do clube no maior estádio do Rio, mas, na prática, isso não ocorreu.
Sete meses após o anúncio, o Vasco não mandou nenhum jogo "extra" para o Maracanã, limitando-se aos clássicos obrigatórios contra Flamengo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Explicação do Vasco por não utilizar o Maracanã
O acordo, intitulado "Memorando de Entendimentos para Utilização do Complexo Esportivo Jornalista Mário Filho", foi assinado em 7 de abril. Ele previa o direito de o Vasco mandar quatro partidas no estádio em 2025 e mais quatro em 2026, sem contar os clássicos contra Flamengo e Fluminense.
Ao ser questionado pelo "ge" sobre o motivo de o clube não ter exercido esse direito em 2025, Carlos Amodeo foi sucinto e apontou uma decisão tática da gestão.
"Trata-se de um direito do Vasco que não foi exercido até o momento, por questões estratégicas que levam em consideração um conjunto de fatores, tais como calendário, performance desportiva, entre outros", resumiu o CEO.
Na época do anúncio do acordo, o clube vivia um momento de incerteza sobre onde mandaria o clássico contra o Flamengo pela 5ª rodada. Amodeo, na ocasião, confirmou o jogo no Maracanã e revelou o "acordo mais amplo" que, agora, se encerra o ano sem ser utilizado.
O que foi o acordo (e o que foi usado)
O memorando é claro em seu artigo 2.1.1, afirmando que "as partidas disputadas entre VASCO e FLAMENGO e VASCO e FLUMINENSE, sendo o VASCO mandante ou visitante, não serão consideradas" na cota de oito jogos.
Neste Brasileirão, o Vasco atuou no Maracanã apenas duas vezes:
-
5ª Rodada: Vasco 0 x 0 Flamengo (mando do Vasco)
-
29ª Rodada: Fluminense 0 x 2 Vasco (mando do Fluminense, mas considerado clássico)
Com apenas mais duas partidas como mandante pela frente na competição (contra Inter e Mirassol), o Vasco fechará 2025 sem usar nenhuma das quatro vagas extras a que tinha direito.
Vasco deve usar o Nilton Santos em 2026
Um ponto crucial do memorando é que os jogos não são cumulativos. Isso significa que as quatro partidas não utilizadas pelo Vasco em 2025 estão perdidas; elas não se somam às quatro previstas para 2026.
O cenário para o próximo ano, no entanto, é completamente diferente. Com a iminente reforma de São Januário, o Vasco precisará de uma nova casa.
Embora o clube não descarte um novo acordo com o Maracanã, a diretoria já se movimentou e encaminhou um acerto com o Botafogo para a utilização do Estádio Nilton Santos pelos próximos três anos, indicando um planejamento que pode não depender tanto do Maracanã quanto se imaginava em abril.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











