Entenda por que o Vasco não manda jogos no Maracanã mesmo após acordo

Atualizado: 13/11/2025, 11:10
Nuno Moreira, do Vasco da Gama, comemora com seus companheiros de equipe após marcar o primeiro gol de seu time durante a partida entre Vasco da Gama e Fluminense, válida pelo Brasileirão 2025, no Estádio do Maracanã, em 20 de outubro de 2025, no Rio de J

A temporada de 2025 se aproxima do fim e uma pergunta paira entre os torcedores: por que o Vasco não utilizou o Maracanã para mais jogos como mandante? Em abril, o CEO da SAF, Carlos Amodeo, anunciou um acordo que parecia expandir a presença do clube no maior estádio do Rio, mas, na prática, isso não ocorreu.

➕ 'Toca no coração': Andrey Santos declara amor ao Vasco, fala em retorno e brinca com PH sobre Copa do Brasil

Sete meses após o anúncio, o Vasco não mandou nenhum jogo "extra" para o Maracanã, limitando-se aos clássicos obrigatórios contra Flamengo e Fluminense.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Explicação do Vasco por não utilizar o Maracanã

O acordo, intitulado "Memorando de Entendimentos para Utilização do Complexo Esportivo Jornalista Mário Filho", foi assinado em 7 de abril. Ele previa o direito de o Vasco mandar quatro partidas no estádio em 2025 e mais quatro em 2026, sem contar os clássicos contra Flamengo e Fluminense.

Ao ser questionado pelo "ge" sobre o motivo de o clube não ter exercido esse direito em 2025, Carlos Amodeo foi sucinto e apontou uma decisão tática da gestão.

"Trata-se de um direito do Vasco que não foi exercido até o momento, por questões estratégicas que levam em consideração um conjunto de fatores, tais como calendário, performance desportiva, entre outros", resumiu o CEO.

Na época do anúncio do acordo, o clube vivia um momento de incerteza sobre onde mandaria o clássico contra o Flamengo pela 5ª rodada. Amodeo, na ocasião, confirmou o jogo no Maracanã e revelou o "acordo mais amplo" que, agora, se encerra o ano sem ser utilizado.

O que foi o acordo (e o que foi usado)

O memorando é claro em seu artigo 2.1.1, afirmando que "as partidas disputadas entre VASCO e FLAMENGO e VASCO e FLUMINENSE, sendo o VASCO mandante ou visitante, não serão consideradas" na cota de oito jogos.

Neste Brasileirão, o Vasco atuou no Maracanã apenas duas vezes:

  • 5ª Rodada: Vasco 0 x 0 Flamengo (mando do Vasco)

  • 29ª Rodada: Fluminense 0 x 2 Vasco (mando do Fluminense, mas considerado clássico)

Com apenas mais duas partidas como mandante pela frente na competição (contra Inter e Mirassol), o Vasco fechará 2025 sem usar nenhuma das quatro vagas extras a que tinha direito.

Vasco deve usar o Nilton Santos em 2026

Um ponto crucial do memorando é que os jogos não são cumulativos. Isso significa que as quatro partidas não utilizadas pelo Vasco em 2025 estão perdidas; elas não se somam às quatro previstas para 2026.

O cenário para o próximo ano, no entanto, é completamente diferente. Com a iminente reforma de São Januário, o Vasco precisará de uma nova casa.

Embora o clube não descarte um novo acordo com o Maracanã, a diretoria já se movimentou e encaminhou um acerto com o Botafogo para a utilização do Estádio Nilton Santos pelos próximos três anos, indicando um planejamento que pode não depender tanto do Maracanã quanto se imaginava em abril.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsAppBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.