Há 25 anos, Vasco vencia o Grêmio no Olímpico

Nesta quarta-feira (19), o Vasco vai à Arena do Grêmio para enfrentar o Tricolor Gaúcho. O jogo é fundamental para as pretensões das duas equipes no Campeonato Brasileiro: vascaínos ainda tentam manter as chances matemáticas de Libertadores, enquanto gremistas querem afastar de vez o fantasma do Z4. 25 anos atrás, as duas equipes se encontravam no torneio nacional, também com muito em jogo.
➕ Vasco tem 11 jogadores emprestados a outros clubes; veja situações para 2026
Copa João Havelange tinha regulamento 'peculiar'
Mas, antes, uma dose de contexto: o Campeonato Brasileiro de 2000 era a famosa (e polêmica) Copa João Havelange. A competição foi criada, entre outros motivos, como uma forma de 'resolver' os problemas jurídicos causados na temporada anterior pelo 'gato' de Sandro Hiroshi. Assim, 116 clubes foram divididos em quatro módulos e, com base no rendimento deles, avançavam para uma fase eliminatória: 12 do Módulo Azul (1ª divisão), três do Módulo Amarelo (2ª divisão) e um vencedor dos cruzamentos entre os Módulos Verde e Branco (3ª e 4ª divisões).

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Pressão do Grêmio não funciona e herói improvável resolve
Assim, com este cenário, Grêmio e Vasco ganhava contornos fundamentais para as duas equipes. O Gigante da Colina, já classificado, queria terminar o Módulo Azul em uma boa posição para pegar adversários mais frágeis no mata-mata. Além disso, o Cruzmaltino vinha de três derrotas seguidas. Já o Tricolor precisava vencer para se garantir no G12, faltando apenas dois jogos para acabar a primeira fase.
Com isso, as duas equipes entravam no saudoso Estádio Olímpico, lotado de gremistas dispostos a empurrar o Grêmio para o mata-mata. Contando com grandes nomes, como Ronaldinho Gaúcho, Zinho e Paulo Nunes, o Tricolor sufocou o Vasco, fragilizado pelos desfalques de Juninho Pernambucano, Euller e Romário, o jogo inteiro. Entretanto, o Cruzmaltino soube sofrer e contou com um herói improvável para resolver o jogo.
Aos 24' do segundo tempo, o veterano Jorginho aproveitou cruzamento de Alex Oliveira e encheu o pé para marcar o primeiro gol dele pelo Vasco e o único do jogo. O resultado consolidou o Cruzmaltino entre os cinco primeiros da primeira fase, pavimentou o caminho para o título daquele ano e colocou pressão no Grêmio, que precisaria vencer na última rodada para avançar. Por sorte, o adversário foi o lanterna Santa Cruz, que foi presa fácil e foi derrotado por 3 a 0 no Arruda.
As duas equipes se reencontram nesta quarta-feira (19), 25 anos após o duelo no antigo Olímpico. Assim como em 2000, o Vasco também vem de uma sequência de três derrotas seguidas, enquanto o Grêmio precisa de um resultado positivo para voltar os trilhos. Será que o fim da história será o mesmo?













