Negritude: Vasco lança camisa especial em referência ao Mês da Consciência Negra

O Vasco da Gama apresentou nesta sexta-feira (7) a sua nova camisa para a temporada 2025. Criada em parceria com a Braziline, o novo manto cruzmaltino, que recebeu o nome de Negritude, celebra o mês da Consciência Negra.
➕ Seleção Colombiana convoca dois e desfalca Vasco contra o Grêmio
Em nota publicada pela assessoria de imprensa do Vasco, o clube define o lançamento desse novo uniforme como parte de um legado que “não é uma pauta recente, mas sim um compromisso que atravessa gerações”.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Camisa do Vasco da Consciência Negra traz elementos da cultura africana
Em referência ao Novembro Negro, a camisa Negritude, do Vasco, possui uma estética especial com forte influência da cultura africana.
Com inspiração nos Tecidos Kente e nos símbolos Adinkra, referências originárias do povo Ashanti, de Gana, a camisa busca fazer uma junção de moda, história e estética para representar a valorização da identidade negra.
A camisa também tem inspiração no Dandismo Negro, movimento que busca utilizar a moda como forma de afirmação social e resistência. Ainda de acordo com o próprio Vasco, o novo manto Negritude não é uma simples camisa, mas “um ato político, existir com elegância como resposta a séculos de opressão”.
Dirigentes do Vasco elogiam camisa e ação do clube no mês da Consciência Negra
Carlos Amodeo, CEO da Vasco SAF, falou sobre o lançamento da camisa Negritude e reforçou que não se trata apenas de uma campanha ou marketing, mas parte do DNA do clube.
“O Vasco tem uma trajetória que se confunde com a própria luta por igualdade no esporte e na sociedade. Cada iniciativa como essa reafirma o que somos: um clube que reconhece seu passado, valoriza sua história e se posiciona com coragem diante das causas que importam. A Negritude é mais do que uma camisa, é um símbolo de respeito, orgulho e continuidade desse compromisso”, disse.
Já João Vitor Assunção, Diretor de Negócios do Vasco da Gama, celebrou a parceria com a empresa Braziline e como a camisa nova do clube tem elementos especiais para celebrar o Dia da Consciência Negra.
“A parceria com a Braziline reforça um compromisso que vai além do campo: o de usar a força da nossa marca para inspirar, valorizar e provocar reflexão. Essa camisa é símbolo de orgulho, ancestralidade e representatividade, e mostra que o Vasco segue à frente, com propósito e coerência com sua história”, afirmou Assunção.
Parceria entre Vasco e Braziline para celebrar a Consciência Negra
Para a Braziline, a colaboração com o Vasco representa mais do que uma ação comercial. "É um prazer apresentar ao mercado esta parceria com o Vasco, que valoriza a cultura brasileira e a representatividade. Reforça o nosso compromisso de vestir a torcida com paixão e inspiração", disse Carlo Mossi, Diretor de Negócios da marca.
Veja fotos da nova camisa do Vasco











