
Em meio à sequência ruim de resultados e às vésperas das semifinais da Copa do Brasil, o sinal de alerta acendeu no Vasco. Afinal, as últimas três derrotas, em especial, contra Botafogo e Juventude, deram a sensação de que a equipe foi presa fácil para os seus adversários e, de uma certa, o problema passa pelo meio-campo. Barros e Coutinho parecem peças consolidadas em suas funções, entretanto, a função de '8' gera preocupações no torcedor.
➕ Há 25 anos, Vasco vencia o Grêmio no Olímpico
Muitos nomes e poucas opções
O elenco do Vasco tem, neste momento, cicno opções disponíves para atuar como segundo volante: Tchê Tchê, Hugo Moura, Mateus Carvalho, Thiago Mendes e Paulinho. O primeiro vem tendo uma sequência maior de jogos na posição. O Camisa 3 foi titular em 39 dos 45 jogos que fez nessa temporada, a maior parte deles na posição. No entanto, ele vem caindo de produção desde a goleada contra o Santos, por 6 a 0, em agosto, e, no jogo contra o Juventude, antes da Data Fifa, acabou perdendo lugar para Hugo Moura.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
O Camisa 25, aliás, é o volante com mais minutos no time do Vasco nesta temporada, com 4.220. Atuando, principalmente, como primeiro homem de meio-campo, Hugo Moura pode jogar, também, de zagueiro ou de '8', oferecendo mais combatividade. Apesar de ter muito tempo em campo em 2025, o jogador foi perdendo espaço, especialmente, com o retorno de Barros, que estava emprestado ao América-MG. Mas, com o momento instável de Tchê Tchê, Hugo foi titular contra o Juventude e, dependendo da configuração do time, pode figurar no '11' de Fernando Diniz contra o Grêmio, na quarta-feira (19).
Se Hugo Moura e Tchê Tchê acumulam muitos minutos, o mesmo não pode se dizer das outras opções do elenco. Contratado para ser essa dose de força no meio-campo, Thiago Mendes não entra em campo desde 20 de agosto, na derrota para o Juventude, por 2 a 0. Além disso, o volante convive com problemas físicos e, mesmo que apareça entre os relacionados, não é a primeira opção de Diniz nas substituições.
Esse papel, aliás, tem sido de Mateus Carvalho. O Camisa 85 - que, na temporada passada, foi peça importante em alguns momentos - não teve grandes atuações recentemente e não é titular desde o empate contra o Ceará, em setembro. Mesmo assim, costuma entrar com frequência no segundo tempo. O jogo contra o Vozão, aliás, foi o último de Paulinho. Logo após se recuperar de uma grave lesão no joelho, o volante encheu o torcedor de esperança. Mas o pós-contusão tem sido cruel, com jogos instáveis e um longo período sem jogar.
Desfalque promove dupla como titular
Com Cuesta suspenso, dois desses cinco devem figurar entre os titulares. Titular como volante na rodada passada, Hugo Moura deve atuar como zagueiro. Assim, a vaga ao lado de Barros deve ser ocupada, mais uma vez, por Tchê Tchê. Com chances reais da dupla estar em campo, o Vasco enfrenta o Grêmio, nesta quarta-feira (19), às 21h30, na Arena do Grêmio.











