Retrospecto completo: Vasco x Juventude - História, duelos marcantes e curiosidades

Com o primeiro encontro da história em 1995, Vasco e Juventude protagonizam um dos duelos "jovens" do Brasileirão. Afinal de contas, as equipes não se encontraram nem 30 vezes na história, em histórico que mostra show de empates e equilíbrio maior que o previsto.
➕ Guia de Apostas na Libertadores 2025: odds, palpites e dicas para lucrar nos jogos decisivos
O primeiro embate veio ainda em 1995, pelo Brasileirão, e trouxe vitória do Juventude. O Vasco só venceria no quarto encontro com o time do Sul, em 1997, mas apresenta uma dificuldade histórica de acordo com os números. O MundoBola Vasco separa o retrospecto completo abaixo.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Números gerais de Vasco x Juventude
No total, foram apenas 25 jogos oficiais entre Vasco e Juventude em toda a história. E a vantagem, apesar de todo o peso histórico do Cruzmaltino, é do time do Rio Grande do Sul. Foram nove vitórias, além de cinco derrotas e 11 empates.
O time gaúcho marcou 34 gols, com média de 1,36 por jogo, e sofreu 29 (1,16 por jogo).
Jogos marcantes
Vasco e Juventude viveram uma montanha-russa marcante em 2005, com uma goleada para cada nos confrontos diretos. Primeiro, o time gaúcho deu as ordens, com um 4 a 1 acachapante pela quarta rodada. William Fabro, Túlio Maravilha e Diogo, duas vezes nos dois últimos minutos, fizeram os gols. Alex Dias descontou.
No reencontro, pela rodada 25, o Vasco se vingou. Ao receber o Juventude em São Januário, o time carioca marcou cinco vezes, com Abedi, Róbson Luís, Morais, Romário e Alex Dias, e só sofreu dois — cortesias de Marcelinho Rodrigues e Josiel. Os dois escapariam do rebaixamento ao fim da competição.
Curiosidades
- Apesar de ter quase o dobro de vitórias do Vasco, o Juventude nunca conseguiu vencer o time carioca mais do que duas vezes seguidas
- Por outro lado, o Vasco já passou maus bocados contra o Juventude. Entre 2001 e 2005, o Cruzmaltino ficou sete partidas seguidas sem saber o que é vencer o adversário
- O Juventude marcou gols em 88% dos jogos contra o Vasco, ou seja, dificilmente passa em branco contra o rival. A última vez que isso aconteceu foi em 2006, em empate por 0 a 0
Último encontro
O duelo mais recente entre Vasco e Juventude veio no Brasileirão de 2025, pela 14ª rodada. Mais uma vez, melhor para o time gaúcho, que venceu por 2 a 0 em meio à dolorosa briga contra o rebaixamento. O duelo foi disputado no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Em duelo direto contra o Z4, já que o Vasco também habitava aquela zona da tabela, Nenê fez valer a Lei do Ex e abriu o placar de pênalti, logo aos três minutos do primeiro tempo. Aos 16, Gabriel Taliari ampliou e deu números finais ao jogo, já que o Cruzmaltino não conseguiria reagir até o fim.













